Articulações
1- QUAIS AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS ARTICULAÇOES?
As articulações desempenham duas funções que são a união dos ossos e movimento. 2- FAÇA A CLASSIFICAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES PELA SUA NATUREZA COM RELAÇÃO ÀS ARTICULAÇÕES FIBROSAS DO TIPO SUTURA FORNEÇA EXEMPLOS.
As articulações fibrosas do tipo sutura aplicam-se às articulações da cabeça na qual os ossos adjacentes são intimamente unidos por tecido fibroso. Exemplos: -Planas: (entre duas superfícies ósseas planas, como a articulação interincisiva e a articulação internasal).
-Serreadas: (as bordas dos ossos apresentam irregularidades que se engrenam, como a articulação interfrontal).
-Escamosas: (as bordas dos ossos são basiladas e se superpõem como a articulação temporo-parietal).
-Esquindelese: (articulação entre vômer-etmóide).
-Folhada: (articulação cuja borda de um dos ossos encaixa-se numa fissura ou reentrância do osso adjacente; ocorre no crânio de suíno entre o osso frontal e nasal).
3- QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE SINDESMOSE E GONFOSE?
A diferença entre sindesmose e gonfose é que a sindesmose ocorre fora do crânio, por exemplo, articulação rádio-ulna dos eqüinos. Já a gonfose, refere-se à articulação dos dentes em seus alvéolos na arcada superior (incisivos, maxilares e palatinos) e na arcada inferior (mandíbula).
4- COM RELAÇÃO ÀS ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS DIFERENCIE A SINFISE DA SINCONDROSE.
A sínfise é uma articulação fibrocartilaginosa, onde pode acontecer um processo de ossificação chamado sinostose, por exemplo, as articulações pelvinas (entre os ísquios e pubes). A sincondrose é uma articulação de cartilagem hialina, é um tipo temporário, em que a cartilagem converte-se em osso antes da idade adulta, por exemplo, entre as epífises e diáfises de um osso longo de um animal jovem.
5- COM RELAÇÃO À ARTICULAÇÃO MUSCULAR DO TIPO SINSARCOSE CITE TODOS OS MUSCULOS QUE DEVERÃO SER INCIDIDOS PARA