Articulações sinoviais
Articulações sinoviais (diartrose) ou junturas de movimentos amplos. Representam a maioria das junturas do corpo. Nessas junturas,as superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Possuem ampla mobilidade, e o elemento que se interpõe às estruturas ósseas é a sinóvia ou líquido sinovial. Assim, contato entre as superfícies articulares não é a principal estrutura ou característica,mas sim a cápsula articular. A cápsula articular é uma espécie de manguito que envolve a articulação,fixando-se nos ossos que se articulam.
A cavidade articular é o espaço virtual onde se encontra o liquido sinovial,responsável pela lubrificação que reduz o atrito entre as estruturas, permitindo o deslizamento com o menor desgaste possível. Assim,cápsula articular,cavidade articular e liquido sinovial (sinóvia) são características de articulações (junturas) sinoviais. Entretanto, os componentes da articulação sinovial são cápsula articular, cavidade articular, membrana sinovial, líquido sinovial, cartilagem articular, ligamentos intra e extra articulares.
[pic]
COMPONENTES ANATÔMICOS DAS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
Face ou superfície articular com presença de cartilagem hialina que reveste a superfície articular e se apresenta lisa, e polida. A cartilagem articular é avascular e também não possui inervação, Portanto sua nutrição é precária, o que torna sua regeneração, em caso de lesões, mais difícil e lenta. A redução na mobilidade dessa articulação pode levar à fibrose da cartilagem articular, com anquilose da juntura (perda da mobilidade).
[pic]
Cápsula articular: é uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como um manguito. Apresenta duas camadas uma externa chamada de membrana fibrosa e outra interna chamada de membrana sinovial.
• Membrana fibrosa: é mais resistente e pode ser reforçada por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua