Articulações Sinoviais.
ANÁLISE
Em articulações sinoviais são propostos 7 tipos de articulações, entre essas estão presentes a Elipsoide, Selar, Esferoide, Condilar, Cilindroide, Gínglimo e Planas. A primeira articulação a Plana, é uma espécie de superfícies ósseas um produz movimento de deslizamento ou resvalo entre os ossos do carpo ou coluna vertebral. A segunda Condilar é alojada em uma cavidade elíptica, se assemelha bastante a uma articulação de dobradiça, por permitir mais movimentos, os ossos são temporo-mandibular e femuro-tibial. Já a articulação Esferoide é composta por uma superfície onde se encaixa em uma concavidade, ocorre em três eixos tri-axial, ossos escapulo-umeral, coxofemoral. Articulação sinovial Selar, são superfícies reciprocamente côncavo-convexa, representa articulação biaxial, flexão, extensão, abdução, adução, articulação interfalângica distal do cão. Articulação sinovial Elipsoide, é uma superfície que se assemelha a elipse em cavidade, também considerada de biaxial, articulação rádio cárpica. Articulação sinovial Cilindroide, são superfícies articulares de cilindro, o principal movimento ocorre de um eixo longitudinal, e envolve um pivô, articulação atlantoaxial. Gínglimo, o movimento desta articulação permite a flexão e extensão, tipo de dobradiça, articulação fêmur-tíbio-patelar.
As articulações sinoviais são classificadas desta forma, possuem um espaço entre os ossos e são separadas de acordo com os eixos de movimentos, sendo uniaxial Gínglimo, Cilindroide e Plana, biaxial Condilar, ou, elipsoide e Selar, triaxial esferoide ou poliaxial.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O conhecimento adquirido com o estudo realizado sobre as articulações sinoviais serviu para um bom entendimento, separado e bem