articulação velhice e entrevista
A maioria das pessoas com mais de 60 anos mantém as mesmas amizades desde muitos anos, mas essa etapa da vida também é propícia para a formação de novas amizades, como o demonstra que quase a metade das pessoas com mais de 85 anos fizeram novos amigos.
Como podemos observar com a entrevista da N.M quando ela nos relata que possui vários amigos e que a maioria deles são amizades de infância.
A M.S.T também nos relata que possui poucos amigos, e que suas amizades são pessoas que conhece a muito tempo.
Muitos adultos mais velhos não possuem visão superior a 20/70 e têm dificuldade para perceber profundidade ou cor ou fazer coisas como ler, costurar, fazer compras e cozinhar.
Podemos observar esse aspecto na M.S.T que no momento de assinar o termo, por estar sem os óculos teve dificuldade de leitura.
Podemos observar que a M.A.T., que ela utiliza óculos em todas as atividades diárias, como ela mesma nos demonstrou.
A dificuldade para ouvir sons agudos faz com que seja difícil entender o que os outros estão dizendo, especialmente quando existe um ruído concorrente do rádio ou da televisão ou o zumbido de várias pessoas falando ao mesmo tempo.
A N.M., na entrevista, podemos perceber a dificuldade de audição , foi pedido pela a mesma a repetição de algumas perguntas, e quando repetíamos, aumentávamos o tons da voz.
Pessoas de mais idade podem fazer a maioria das coisas que as mais jovens fazem, mas mais lentamente. Elas têm menos força do que antes e são limitadas nas atividades que exigem resistência ou capacidade de carregar cargas pesadas.
A M.A.T nos relata que antes ela tinha mais disposição para realizar as atividades do dia-a-dia, e que hoje com a idade, ela já não consegue, pois o cansaço é frequente.
Durante os 70 ou 80 anos. As mulheres são fisiologicamente capazes de atividade sexual ativa durante toda a vida; o principal obstáculo para uma vida sexual