Articulação Têmporo Mandibular
A ATM é um elemento que faz parte do sistema estomatognático formado porestruturas externas e internas, sendo este capaz de realizar movimentos complexos, como, postura, mastigação, fonação, deglutição entre outros. A articulação temporomandiblubar (ATM) se distingue das demais articulações do corpo humano,principalmente por ser a única que articula bilateralmente. A articulação da mandíbula com o crânio é do tipo sinovial móvel composta.
INTRODUÇÃO
A articulação temporomandibular (ATM) é formada pela união do côndilo da mandíbula e a superfície côncava do osso temporal.
A ATM é uma articulação bilateral e forma uma só unidade funcional: o movimento de um dos lados é sempre acompanhado do movimento do outro lado e cada uma das articulações é composta pela fossa articular do osso temporal, tubérculo articular, disco articular, processo condilar e cápsula articular. O tubérculo articular é uma borda lisa e arredondada, localizado anterior à fossa mandibular que consiste em uma depressão no osso temporal, situado caudal ao processo zigomático. Na mandíbula, anterior ao processo condilar está localizado o processo coronoide e entre estes se observa a incisura mandibular.
As faces articulares do osso temporal e do processo condilar são cobertas por cartilagem fibrosa e mais espessa na vertente anterior da cabeça da mandíbula e na vertente posterior da eminência articular por serem áreas que sofrem maior impacto durante a articulação.
Entre o osso temporal e o côndilo da mandíbula, está localizado o disco articular fibrocartilaginoso. Em sua superfície rostral (supradiscal) é côncavo-convexo no sentido rostro-caudal e em sua superfície caudal (infradiscal) é côncava. Esta forma permite a adaptação à superfície dos ossos proporcionando movimentos normais .
Em corte frontal o disco articular se apresenta sob forma de meia lua e sargitalmente é bicôncavo, trazendo equilíbrio a forma desigual da face articular, da fossa mandibular e do tubérculo