Articulação entre estratégia empresarial e competências individuais
A competência pode ser atribuída a diferentes atores. De um lado temos a organização, com o conjunto de competências que lhe é próprio. Essas competências decorrem da gêneses e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas em seu patrimonio de conhecimetos, que estabelece as vantagens competitivas da organização no contexto em que se insere (Ruas, 2002; Fleury,2000). De outro lado , temos as pessoas, com seu conjunto de competências, aproveitadas ou não pela organização. Empregaremos aqui a definição para competência das pessoas estabelecida por Maria Tereza Fleury (2000): " saber agir responsável e reconhecido, que implica moilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregem valor econômico á organização e valor social ao indivíduo."
Ao colocarmos a organização e pessoas lado a lado, podemos verificar um processo contínuo de troca de competências. A organização transfere seu patrimônio para as pessoas, enriquecendo-as e preparando-as para enfrentar novas situações profissionais e pessoasi, na organização ou fora dela. As pessoas, ao desenvolverem sua capacidade individual, transferem para a organização seu aprendizado, capacitando-a a enfrentar novos desafios.
Desse modo, são as pessoas que, ao colocarem em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizam as competências organizacionais e fazem sua adequação ao contexto. ao utilizarem, de forma consiente, o patrimônio de conhecimento da organização, as pessoas validam-no ou implementam as modificações necessárias para aprimorá-lo. A agregação de valor das pessoas é, portanto, sua contribuição efetiva ao patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo-lhe manter suas vantagens competitivas no tempo.
Há, pois, relação íntima entre competências orgazicionais e individuias. O estabelecimento das competências individuais deve estar vinculado á reflexão sobre as competências