Articulação do ombro
O ombro é a articulação entre o membro superior e a cintura escapular, ou seja, é uma estrutura constituída pela clavícula e pela escápula.
O ombro é formado por quatro articulações a articulação glenoumeral,a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise acromial da escápula, a articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno; e as ligações da escápula com os músculos da coluna torácica e cervical. Existem vários tipos de lesões nessa região como capsulite adesiva, luxações,subluxações, sindrome do impacto,ruptura do manguito rotador,tendinite bicipital,tendinite calcárea,bursites.
capsulite adesiva (“ombro congelado”)
A capsulite adesiva (“ombro congelado”) compromete a cintura escapular sendo uma rigidez articular caracterizada pelo aparecimento de alterações inflamatórias e fibrosas da cápsula e do revestimento sinovial do ombro, Essas alterações provocam retração da cápsula com diminuição da sua capacidade rotatória ocorrendo a limitação na rotação externa do úmero,podendo ocorrer a imobilização prolongada do ombro ou a situações que levam ao seu desuso.
Bursites e Tendinites
Bursites e Tendinites: uma pequena bolsa localizada no espaço subacromial, entre o acrômio e os tendões do Manguito Rotador estrutura anatômica composta por um conjunto de 4 tendões correspondentes aos músculos redondo menor, subescapular, supraespinal e infraespinal.. Qualquer um pode ficar acometido pela inflamação, mas os mais frequentes são o supra e infraespinal, que fazer principalmente elevação do braço e rotação externa (essa função principalmente desenvolvida pelo infraespinal) - A bursite nada mais é do que uma inflamação da bursa, um tecido de gordura que tem a função de proteger as articulações, funcionando meio como um amortecedor, o tratamento da bursite é simples,porém um pouco dolorosa, feito com fioterapia,exercicios leves