Articular e envolver a ação das pessoas no processo de estão escolar?
Módulo II: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de estão escolar?
Palavras-chave: Gestão democrática, comunidade escolar, autonomia, promover espaços, ações inovadoras.
A gestão democrática participativa constitui o modo próprio de organização e funcionamento das escolas públicas. Isso as diferencia, pois nelas as experiências educativas envolvem necessariamente o exercício da cidadania. Alunos, pais, professores, funcionários e membros da comunidade, ao participarem da vida escolar, educam e são educados na construção de um bem público comum.
Neste modulo, os temas apresentados demonstraram a articulação entre diferentes procedimentos na gestão democrática das escolas públicas. Apresenta também o respeito que há entre às diferenças e aos conflitos sociais, observando diretrizes legais e a ética social. A LDB estabeleceu que a gestão da escola se faz com a comunidade escolar e local. Isso significa que precisamos compartilhar ações com outros atores de nossa sociedade. É importante que tenhamos a visão do total. Por isso, a importância de um duplo movimento: da escola para a cidade e desta para a escola. Ao realizarmos esses dois movimentos, estamos atentos às mudanças sociais e procuramos agir de modo autônomo e responsável. É por esse motivo que destacamos a importância de estabelecer parcerias com reciprocidade.
Temos várias instâncias escolares de gestão. A participação de novos atores na gestão escolar, a descentralização do poder e a delegação de responsabilidades precisam ser compatibilizadas com a reorganização e o fortalecimento dos órgãos colegiados de gestão. Formas institucionais de participação contribuem para o crescimento democrático, pois expressam acordos sobre modos de coordenar e articular ações na escola. A liderança do gestor é fundamental na implementação de ações compartilhadas. As ações de gestão democrática trazem consigo