Articulacoes
Articulações fibrosas: todas as articulações que mantem ossos juntos por tecido conjuntivo fibroso / ligamento sutural. Há pouco material entre as extremidades dos ossos e quase não possibilita movimento.
Sinartroses (articulação imóvel).
Ex: Suturas e Sindesmoses.
Suturas: as extremidades dos ossos tem interdigitações. Fibras de conexão muito curtas, preenchendo apenas a fenda que separa um osso do outro. Na maturidade as suturas antes separadas por fibras tendem a se fundirem osso a osso, processo denominado sinostose.
Sindesmoses: Ossos mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso. As extremidades dos ossos estão mais afastadas neste tipo de articulação. Consequentemente, as fibras que conectam os ossos estão mais afastadas neste tipo de articulação. Ex: articulações entre a tíbia e fíbula ou entre rádio e ulna.
Articulações cartilaginosas: ossos unidos por cartilagem. Pequenos movimentos são permitidos. Classificadas como anfiartroses.
Sincondroses: Ossos unidos por cartilagem hialina. Articulações temporárias, onde a cartilagem é substituida por ossos na maioria dos casos. Entre a epífise e a diáfise dos ossos longos, as cartilagens epifisárias são substituidas por osso. Entretanto, as cartilagens da primeira a décima costela ligadas ao esterno são sincondroses permanentes.
Sínfises: As sínfises são superficies articulares cobertas por cartilagem hialina. Separam ossos por discos (coxins) que são compressíveis para que a sínfise possa absorver choque mecânico.
Articulações Sinoviais: caracterizam-se por serem articulações móveis. São chamadas de diartroses. Possuem líquido preenchendo a cavidade articular.
Cartilagem articular: fina camada de cartilagem hialina que cobre a superfície articular lisa dos ossos.
Cápsula articular: Composta externamente por tecido conjuntivo fibroso denso cujas fibras estão firmemente aderidas ao periósteo dos ossos.
Membrana sinovial: Membrana mais intera da cápsula. É composta de tecido conjuntivo frouxo