Articula O Do Quadril
Introdução
Este trabalho aborda o estudo da coxa e joelho, com suas articulações, região anterior, posterior e medial da coxa, especificando os músculos presentes, com suas origens, inserções, inervações e ações. Toda a inervação e vascularização da coxa. Também está presente as regiões do trígono femoral, canal dos adutores e a fossa poplítea.
Articulação do quadril
A articulação do quadril é a conexão entre o membro inferior e o cíngulo do membro inferior. É uma articulação sinovial esferóidea multiaxial forte e estável. A cabeça do fêmur é a esfera e o acetábulo é a cavidade. A articulação do quadril destina-se a garantir estabilidade em uma grande amplitude de movimentos. Depois da articulação do ombro, é a mais móvel de todas as articulações. Na posição de pé, todo o peso da parte superior do corpo é transmitido através dos ossos do quadril para as cabeças e colos dos fêmures.
Superfícies articulares da articulação do quadril
A cabeça redonda do fêmur articula-se com o acetábulo caliciforme do osso do quadril. A cabeça do fêmur forma cerca de dois terços de uma esfera. Exceto por uma depressão ou fóvea da cabeça do fêmur, toda a cabeça é coberta por cartilagem articular, que é mais espessa nas áreas de sustentação do peso.
O acetábulo, uma cavidade hemisférica na face lateral do osso do quadril, é formado pela fusão de três partes ósseas. O limbo do acetábulo, proeminente e forte tem uma parte articular semilunar coberta por cartilagem articular, a face semilunar do acetábulo. O limbo do acetábulo e a face semilunar formam aproximadamente três quartos de um círculo, o segmento inferior ausente do círculo é a incisura do acetábulo.
O lábio do acetábulo é uma orla fibrocartilaginosa fixada ao limbo do acetábulo que aumenta em quase 10% a área articular do acetábulo. O ligamento transverso do acetábulo, uma continuação do lábio, transpõe a incisura do acetábulo. Em razão da altura do