Artico
O termo deriva do grego arktos (urso), referindo-se à constelação do Urso. As variações de temperatura entre verão e inverno são extremas, embora sempre frio. No inverno, a temperatura ambiente chega facilmente a -60°C, a maior parte da região fica coberta de gelo, incluindo parte do Oceano Ártico.
No verão, o principal tipo de vegetação é a tundra. A fauna é pobre quanto ao número de espécies. Existem, por exemplo, o urso polar, a raposa do ártico, a morsa e a rena.
DESENVOLVIMENTO
#Como vivem:
Os principais habitantes do Ártico são os esquimós que ficam em regiões do Canadá, Sibéria, Alasca e Groenlândia. São famosos pelos seus trenós puxados por cães e por terem baixa estatura, olhos puxados e maçãs do rosto salientes. Estima-se que atualmente existam mais de 100 mil esquimós no Ártico.
Acredita-se que os esquimós siberianos sejam descendentes de tribos mongóis que teriam migrado para a região e se estabelecido por lá com seus cães por volta de 1.000 a.C. Os esquimós na verdade, distribuem-se em diversos grupos diferentes com dialetos característicos como os Inuit, Alutiit, Yuoik e Inupiat.
#Economia:
A utilização dos recursos da região ártica assume formas diversificadas, abrangendo desde a caça e a pesca primitivas de grupos nativos isolados até modernos processos de mineração. A comercialização iniciou-se com a exploração de peixes e mamíferos marinhos e de peles dos animais terrestres.
O principal centro pesqueiro é a Groelândia, que possui um porto especialmente construído para esse fim, mas a pesca constitui também atividade econômica importante nas regiões do mar de Barents, Islândia, mar Branco, da Sibéria e do Alasca.
#Curiosidades:
#O Ártico está situado no polo Norte, apresenta temperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC.
#O primeiro navio