Arthur
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Prof.: BERNARDINO PEREIRA NETO
LISTA DE EXEMPLOS-5
5.1 Querosene ( = 804 kg/m ) escoa através da instalação mostrada na figura abaixo com uma vazão de 3,90 m /min. A bomba requer em seu eixo uma potência de 6,5 kW e opera com um rendimento de 65%. A perda de carga entre as seções (1) e (2) é de 2,40 m. A diferença de pressões entre as seções (1) e (2) é medida pelo manômetro em U que usa o mercúrio 3 2 ( = 13 600 kg/m ) como fluido manométrico. Considerando g = 10 m/s , determine: a) a altura manométrica da bomba; b) a diferença de pressões entre as seções (2) e (1); c) a diferença de alturas, h, das colunas do manômetro.
3 3
5.2 Em um grande reservatório, mostrado na figura abaixo, é instalada uma turbina que retira energia do escoamento de 3 água (( = 1000 kg/m ) com um rendimento de 80%. O diâmetro da tubulação é de 25 cm, o diâmetro da saída do bocal é de 10 cm, a perda de carga no trecho compreendido entre a saída do reservatório e a entrada da turbina é de 4m, a perda de 2 carga no trecho compreendido entre a descarga da turbina e a saída do bocal é de 1 m. Considerando g = 10 m/s , determine: a) a velocidade da água na tubulação; b) a carga total na entrada da turbina; c) a carga total na descarga da turbina; d) a potência disponível no eixo da turbina.
5.3 A figura abaixo mostra um grande reservatório de água ( = 998 kg/m ) com uma saída pela parte inferior por meio de 2 uma tubulação de 800 mm de diâmetro. Considerando que a perda de carga na tubulação é dada por HP = 3,5.V onde V é a velocidade média na tubulação, e que o desnível entre as superfícies livres dos reservatórios seja de 80 m, determine: a) a velocidade média da água na tubulação; b) a vazão da água através da tubulação.
3
5.4 Na figura abaixo, representando uma tubulação que sai de um grande reservatório de água ( = 1 000 kg/m ), a perda 2 de carga é expressa por HP = f.(L/D).(V /2g) onde f é uma constante, L é o comprimento da tubulação, em m,