artesanato indigena
O artesanato brasileiro é considerado o mais bonito e procurado mundialmente, sendo rico em detalhes e objetos, seu criador ou artesão, considerado artista. Todo artesão brasileiro ganhou dos índios vasta cultura para a criação de suas obras, mesmo os índios aculturados, conseguiram transmitir muito conhecimento e riquezas, para a nossa cultura. O artesanato indígena por si só tem significados para cada tipo de tribo, em que cada objeto representa um significado e uma utilidade própria.
INTRODUÇÃO
No mundo atual, vemos o quão grande foi a devastação das civilizações indígenas, todavia vemos, o tamanho e a grande importância cultural a que nos foram transmitidos, na culinária, língua, costumes, hábitos, saúde, artesanato, etc., este último enfatizou por nós neste trabalho.
O mundo globalizado, moderno e tecnológico, ainda adere à tendência simples, como adornos feitos à mão, contudo não é só o artesanato indígena que é amplamente de interesse aos turistas , também, muitas das riquezas culturais, o site HTTP://www. aprendendoaexportar.gog.br/artesanato/004_pag.htm, diz que, “o artesanato brasileiro é sem sombra de dúvida, um dos mais riscos e diversificados do mundo”.
DESENVOLVIMENTO
O artesanato esta sendo desenvolvido por importantes instituições de apoio como o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, SEBRAE.
Quando os portugueses descobriram o Brasil encontraram aqui a arte da pintura utilizando pigmentos naturais, a cestaria, a cerâmica e a arte da plumária, cocares, tangas e outras peças de vestuário ou ornamentos feitos com penas de aves.
O nosso artesanato é um dos mais ricos no mundo e garante o sustento de muitas famílias, além de fazer parte do folclore e costumes de cada região.
Aqui no Brasil os artesãos com sua criatividade e habilidade produz peças de barro, palha,tecidos, couro, madeira papel ou fibra naturais, matéria bruta ou recicláveis.
Através da pintura corporal algumas tribos se organiza socialmente, cada grupo como