ARTES
2015
ARTES
Professora: Sandra Macanhão Biavatti
Aluno: Alexander
3° Ano B
N° 1
2015
ARTES VISUAIS
Arte de Vanguarda:
No início do século XX, as nações europeias compartilharam de vários problemas. Dentre estes podemos citar: a partilha da Ásia e África, enquanto Inglaterra e França se sobressaíram em virtude da conquista de grande parte do território e seus inúmeros recursos. Diante de tal fato, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com pequenas porções e de baixo valor. Consequentemente, todo esse descontentamento desaguou tão somente em verdadeiras disputas pelo poderio econômico, que fizeram os países investirem em armamentos bélicos no caso de confrontos e, de maneira inevitável, eclodiu-se a Primeira Guerra Mundial.
Depois surgiram movimentos artísticos e políticos que representaram um sentimento de oposição pela sociedade vigente. Os movimentos representados pelas vanguardas revelaram seus interesses ideológicos por meio de uma verdadeira radicalização no campo da cultura e das artes como um todo. Manifestações artísticas estas, que se materializaram pelo:
Futurismo,
Cubismo,
Dadaísmo,
Expressionismo
Surrealismo,
Que posteriormente, deram origem ao Modernismo brasileiro.
Arte moderna:
É a designação dada para a produção artística que surgiu entre o Final do século XIX e meados do século XX.
Sucedendo o romantismo e o realismo, a arte moderna começou a se ramificar em vanguardas a partir das artes plásticas, com os pintores do chamado Impressionismo, que dedicavam-se em retratar cenas exteriores da vida cotidiana, como paisagens e pessoas.
A arte moderna seria o primeiro período artístico que abrangeria novas formas de se fazer arte, como a fotografia e o cinema, que surgiram durante a Revolução Industrial.
Os chamados artistas modernistas, na primeira metade do século XX, acreditavam que as formas “tradicionais” das artes plásticas, design, literatura, música, cinema e da vida