Artes
ARTES
Paracatu
2014
JANETE PEREIRA DE SOUZA OLIVEIRA
ARTES
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Organização e didática na Educação Infantil; Arte, educação e música; Ludicidade e educação; Prática pedagógica interdisciplinar e Seminário interdisciplinar IV.
Orientadores: Prof.(os): Edilaine Vagula; Laura Célia Cabral Cava; Marlizete Stainle; Rosely Montagnini; Cynthia Simioni.
Paracatu
2014
1 INTRODUÇÃO
Cada artista e sua obra revelam experiências em todas as direções. O artista a faz, de fato, porque é sensível aos signos da arte. Por isso é que escolhe dizer, trazer, fazer visíveis suas reações às coisas do mundo, no contexto do seu tempo e lugar, por meio da criação artística.
Cada obra de arte, cada período artístico são autônomos e trazem em si sua própria linguagem, com certas características na sua produção, no seu estilo singular.
Podemos dizer ainda que percebe se que a arte tem um aspecto lúdico, a criança estabelece esta relação entre a arte e a brincadeira e para isto é preciso uma organização no seu espaço, uma organização didática.
A arte nos permite ver o mundo mostrando-o de modo condensado e sintético, extrapolando o que é previsível e o que é conhecido. É no modo de pensamento do fazer da linguagem da arte que a intuição, a percepção, o sentimento e o conhecimento se condensam. Nessa construção, o artista percebe, relê e repropõe o mundo, a vida e a própria arte, produzindo imagens únicas, inconfundíveis e insubstituíveis, imagens poéticas.
A arte permeia nossas vidas, nosso dia a dia, dá sabor, emoção, encantamento, prazer e nos propicia também conhecimentos bons ou não, mas que nos sensibilizam e nos tocam.
A importância deste trabalho se da ao fato de que adquirirmos um novo conhecimento e participamos de