artes
O filme Black, mostra qual é o limite da escuridão, e que preço pagamos por esta limitação. Aponta a relação de uma pessoa deficiente com a sociedade. A historia de uma família anglo-indiana católica chamada McNallys, cuja filha mais velha, Michelle, ficou surda e cega após uma doença que teve quando tinha meses de idade.
Michelle cresce sem conseguir se comunicar com o mundo, e seus pais não sabem como lidar com esta situação. Esta situação se complica ainda mais quando nasce a filha mais nova, Sara devido as diferenças de ambas, e Michelle começa a sentir ciúmes de sua irmã mais nova. Devido a este fato a Sra. McNallys escreve uma carta para uma escola especializada em educação de crianças cegas e surdas, em resposta a escola encaminha o professor Debraj Sahai, que tem como missão ensinar Michelle a se comunicar com o mundo. Ela porem se demonstra redutível aos métodos de ensino do professor Sahai, mas com muita persistência o professor cria um vinculo de comunicação com Michelle que ate então vivia na escuridão, num mundo negro BLACK. Debraj Sahai conquista a confiança da família de Michelle e passa a conviver com eles. Michelle cresce tendo Sahai como professor, amigo e companheiro, e todos admiram sua desenvoltura, apesar dos problemas.
Ambos resolvem que Michelle deve se tornar uma Universitária. Ela é avaliada por uma banca de professores, e é aceita para cursar Bacharelado em Artes. Porém Sahai e Michelle enfrentaram muitos desafios, mais juntos eles procuram superar todos os obstáculos na esperança de dar luz no mundo de Michelle. Michelle é reprovada em três anos seguidos, pensa em desistir, mas é convencida por Shai a continuar.
Tudo parecia bem, ate que Shai começa a ter falhas de memória, cada vez mais freqüentes, e de repente ele se afasta da vida de todos. Michelle o procura por anos.
Depois de anos na faculdade Michelle finalmente consegue se formar, com muita alegria e tristeza por não ter ao seu lado seu querido e fiel