artes
Por André Sollitto - 20 de março de 2014
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate WInslet) em cena do clássico cult que completou 10 anos / Foto: Reprodução
Nenhum outro filme do diretor Michel Gondry é tão querido quanto “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças“. O longa que mistura drama, romance, ficção científica e uma narrativa não linear e mostra grandes atuações de Jim Carrey e Kate Winslet foi muito bem recebido pelos críticos quando foi lançado, em 2004, e ganhou o Oscar deMelhor Roteiro Original. Desde então, virou um clássico cult.
Para celebrar os 10 anos de “Brilho Eterno”, completados nesta semana, o site Shortlistpreparou uma lista com 15 curiosidades sobre este filme tão querido. Algumas são bastante surpreendentes: você sabia que Nicolas Cage foi cotado para o papel principal? Acho que todos concordam que Carrey foi uma ótima escolha…
A atriz Kirsten Dunst faz par romântico com Mark Ruffalo / foto: Reprodução
- O titulo do filme foi retirado de “Eloisa to Abelard“, um poema de Alexander Pope.
- No roteiro, o endereço de Lacuna Inc. é 610 11th Avenue, o mesmo local em que ficam os escritórios de “Quero Ser John Malkovich“, o longa de Spike Jonze também escrito porCharlie Kaufman, o roteirista de “Brilho Eterno”.
- O filme só saiu em 2004, mas o projeto inicial começou em 1998. Tanto Gondry quanto Kaufman pensaram em abandonar o roteiro quando ouviram falar de “Amnésia“, cuja temática é bastante semelhante a “Brilho Eterno”.
- Gondry teve a ideia de rodar o filme depois que seu amigo, o artista plástico Pierre Bismuth, sugeriu a história de um homem que encontra um cartão em sua caixa de correio com a mensagem “alguém que você conhece apagou você da memória“.
- Kate Winslet diz que Clementine é seu papel preferido.
- Na cena em que Mark Ruffalo surpreendeu Kirsten Dunst, Gondry escondeu o ator em pontos diferentes do set de filmagem em cada tomada, assim a