Artes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DAS POPULAÇÕES DO CAMPO E CARCERÁRIA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
DISCIPLINAS: METODOLOGIA DDO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
ACADÊMICA: JOARA TORRES Relatório sobre o filme a Hora da Estrela.
Macabea, uma nordestina de dezenove anos, órfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para o Rio de Janeiro ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabea, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabea. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante, para que se sinta melhor, e Macabea decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Aconselhado pela própria Glória, Madame Carlota, antiga prostituta e cafetina. Esta, sinceramente horrorizada com a vida que a moça levava, resolve animá-la com a perspectiva de um futuro sorridente, profetizando que a nordestina encontraria um estrangeiro alourado de “olhos azuis ou verdes ou castanhos ou pretos”, muito rico e com quem se casaria. Macabea que “nunca tinha tido coragem de ter esperança”, sai feliz da consulta, pois “a cartomante lhe decretara sentença de vida”. Porém, ao atravessar a rua distraidamente é atropelada por uma Mercedes amarela.
Macabea uma jovem triste, mas com vários porquês indagados na sua mente, durante a trama ela usa o rádio como meio de informação, mas preciso de suas curiosidades. Teve momentos que para ela era