artes
Aluno: Carlos A. D. de C. Filho
Professor:Tom
Matéria:HIstória
Qual o papel da música para o homem e para a sociedade?
A música é uma “arma” política e cultural, podendo ser usada como um exemplo do avanço cultural e político de uma certa sociedade. Um exemplo deste fato pode ser constatado na revolução de 25 de Abril em Portugal. A música é uma arma poderosíssima, que pode ser usada não só para entretenimento, mas também a nível político e cultural, podendo ajudar a ultrapassar problemas e dificuldades, despertando o poder crítico dos ouvintes.
Pode ser usada como uma “ponte” entre diversas culturas: Cada cultura tem um estilo de música característico, o que enriquece a própria sociedade em que está inserida.
Nome da música e autor da criação:
Música: “É pra rir ou pra chorar ?”
Autor: Gabriel O Pensador e o Liminha
Album: Seja você mesmo
Estilo Musical: Hip Hop, Rap
Qual público o autor quer atingir?
Á todos povos brasileiros para que possa a fazer a alguma coisa para melhorar a cabeça e a opinião da sociedade.
Verdade ou mentira o que a música relata?
Fala de uma forma direta as mudanças que houve aqui no Brasil, mas como só muda de aparência, mas a essência continua a mesma.
Como entender a letra da música?
“O Brasil foi parar na mão dos militares que calaram a boca do povo no tempo de ditadura”
Nesse trecho da musica fala que os militares tomava conta das pessoas e as pessoas não podiam fazer protesto ou julgar alguma coisa da política. Muitos cantores naquela época faziam protesto pela musica, porém eram avaliadas pelos governadores e acaba que a musica ficam censuradas e mandavam matar o autor.
E o nome da musica já dá para entender que “para rir” quer dizer os políticos rindo dos povos brasileiros, gananciosos e a parte “para chorar” somos nós brasileiros, ou seja dá para entender que nós que sofremos as conseqüências como a morte, pobreza,