artes
JOÃO PAULO FREITAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório referente ao Estagio Supervisionado como um dos requisitos para a avaliação do Curso Técnico em Agropecuária, Subsequente fase III do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena.
Professor Orientador: Sandra Regina Fernandes Iora
Realizado por: João Paulo Freitas
Período: 04/07/2012 á 20/07/2012
Carga Horária: 104 horas
Assinatura do aluno estagiário: ________________________________
FOZ DO IGUAÇU
2012
2. INTRODUÇÃO: No Brasil, o crédito rural é um importante instrumento de desenvolvimento da atividade agropecuária, tendo sido fundamental nos últimos quarenta anos para permitir o crescimento da economia nacional. No entanto, ele não se mostra unicamente um instituto econômico, mas também jurídico regido por normas que disciplinam desde suas fontes de recursos até sua aplicação e fiscalização. É nesse aspecto que o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil têm papel importante no que diz respeito ao crédito rural. Por essa razão, torna-se fundamental uma correta compreensão do instituto e de sua evolução histórica, bem como o entendimento de seus aspectos jurídicos.
3. CRÉDITO RURAL
3.1. HISTÓRICO DO CRÉDITO RURAL Institucionalizado em 1965, através da Lei nº 4.829, de 5 de novembro daquele ano, o Crédito Rural é um importante instrumento de incentivo à produção, investimento e comercialização agropecuária e, conseqüentemente, à economia nacional. Historicamente, sempre foi reconhecida a importância da agropecuária no cenário econômico brasileiro, destacando-se os ciclos da cana-de-açúcar, do algodão, do café, da mandioca, do milho e da soja. Por esse motivo, os governos sempre se preocuparam em traçar estratégias para a produção agropecuária, os chamados “planos de safra”, instituindo