Artes
ALAIDES GOMES FERREIRA [1]
Resumo:
O presente trabalho tem como eixo norteador, refletir acerca dos estímulos vivenciados na Educação Infantil a fim de formar o aluno leitor, crítico e atuante na sociedade em que está inserido, buscando transformá-lo através do ensino de artes no contexto social. Baseando-se em pesquisa bibliográfica, apresentam-se os processos iniciais da Educação e o contato com diferentes leituras desde a infância, propiciando o hábito de ler. Em seguida, discutem-se o ensino da arte e a formação do leitor iniciante, aspectos importantes que contribuem de maneira significativa para uma educação libertadora visando à formação consciente do ser humano.
Palavras-chave: Arte, Literatura Infantil, Formação de Leitores.
Introdução
O ensino da Arte no Brasil foi marcado por influências políticas, econômicas, sociais, históricas e culturais. Devido ao entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico que aconteceu nas décadas de 20- 30, as influências européias e norte-americanas de filosofia humanista, foram aposentados novos caminhos para o ensino da Arte ,que enfatizava a relação existente entre o processo afetivo e cognitivo do educando,indicando uma concepção de Arte como produto interno que reflete uma organização mental, onde não deveria ser ensinada, mas expressa (PCN’s, 1997, V.6, p.21).
De acordo com Parâmetros Curriculares nacionais (PCN’s1997) a Arte esteve presente desde os primórdios, expressava-se através dos desenhos feitos nas cavernas pré-históricas existente até hoje. Portanto o ensino da Arte na escola é um recente enfoque, ocorrido juntamente com transformações educacionais, que ocorreram por volta do século XX.
Sabemos que a escola tem a função de construir para a formação dos educandos e promover a socialização da Arte nos primeiros anos de Educação Infantil, formando os pequenos no seu desenvolvimento