Artes e entretenimento
Bruno Siqueira da Silva
URI Santo Ângelo – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Engenharias e Ciência da Computação – 8º Semestre brunosiqueiradasilva@gmail.com Abstract. In this paper analyzes the main challenges in the relationship and Digital TV users, bringing the set of concepts inherent in the subject, some of the technologies involved, as well as the processes and best practices used to develop interactive applications accessible and usable.
Resumo. Nesse artigo faz uma análise sobre os principais desafios na relação TV Digital e os Usuários, reunindo o conjunto de conceitos inerentes ao tema, de algumas tecnologias envolvidas, assim como dos processos e das boas práticas usuais para o desenvolvimento de aplicações interativas acessíveis e usáveis.
1 Introdução
Nos últimos anos os profissionais de Interação Humano-Computador (IHC) buscam um melhor entendimento para o relacionamento entre humanos e computadores, frequentemente, com o olhar voltado para a melhoria do design da interface. Porém, diante às grandes mudanças tecnológicas, acabam impondo necessidades diferenciadas de interação: sua forma de utilização e como acessá-lo para torná-lo útil.
Uma destas mudanças tem ocorrido nas áreas de TV, telecomunicação e transmissão televisiva, onde a tecnologia digital está substituindo à analógica e com isso abrindo um leque de alternativas e possibilidades de produtos e serviços. Com a mudança desse paradigma, a TV toma forma de computador, herdando uma série de funcionalidades que hoje são disponibilizadas pela Web, em especial a interatividade, sem perder o objetivo e funções inerentes da TV convencional. Para Zuffo (2006) e Barros (2006): “a TV Digital acaba se tornando um ponto de convergência entre diversas mídias, mais poderosa e funcional que sua antecessora, porém muito mais complexa”.
Além das particularidades de implementação, há outros desafios, como as