Artes visuais
1- Fale da Didática enquanto compreensão Global dos fenômenos e atividades educativas
2- Desenvolva em forma de tópicos a temática “Didática e Democratização de ensino”
3- Comente a máxima de David Ausubel. O fator mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aluno já conhece, descubra o que ele sabe e se baseia nisso seus ensinamentos”.
Acredito que David Ausubel tem toda a razão, pois de fato se desejamos que nossos alunos aprendam algo, precisamos levar em consideração o seu conhecimento imediato (cotidiano), é nesta perspectiva que podemos encaminhar nossas práticas pedagógicas, pois o aluno vai mostrar interesse por entender que o que queremos tem significado em sua vida, e assim conseguimos fazer com que ele perceba a importância de estudar e assim passe a desejar sua própria aprendizagem. Conforme David Ausubel seremos sábios na arte de ensinar se conseguirmos compreender de que lugar fala o aluno, de que espaço ele vem, que saberes traz de sua vida cotidiana. Certamente teremos mais acertos que imaginemos com uma prática que parte dos saberes cotidianos do aluno. Na perspectiva da tendência histórico-crítica, o fundamento é justamente partir da prática social inicial, ou seja dos saberes que os alunos já trazem consigo, e a partir dele articular a necessidade de ampliar para a apreensão dos conhecimentos científicos que lhe dará meios para transformar sua prática social final.
4- Quais são as tarefas da escola pública democrática? Formar homens éticos, participativos, comprometidos, críticos e criativos. Preparados e flexíveis para enfrentar os desafios da sociedade. Cidadãos capazes de trabalhar, participar e transformar a sociedade em que vivem. Portanto a tarefa da escola pública deve ser a luta pelo acesso, permanência com qualidade, e a oferta de um ensino de qualidade. Para tanto deve ser crítica, ter espírito de trabalho coletivo, consciente de sua função básica. Com espaço para pesquisa,