Artes Visuais
Contexto Histórico: A obra foi feita em 1920, período onde o mundo sentia os efeitos da I Guerra Mundial (1914-1918) onde a quantidade de mortos fazia qualquer outro conflito anterior parecer uma pequena batalha perto da carnificina pelo conflito. A Primeira Guerra Mundial foi o prenúncio da crise total que se abateu sobre a Europa, marcou a mudança do centro das decisões para o outro lado do Atlântico. Também acirrou as contradições do capitalismo, a ponto de provocar o aparecimento de uma nova forma de sociedade: a socialista, que vinha ganhando força após a Revolução Russa (1917).
Importância da obra no contexto histórico: Expressa uma crítica social à Alemanha do pós-guerra, é o retrato de uma Alemanha arrasada, em crise.
Características da composição: Pintura de estilo impressionista, é uma obra enérgica e de grande dramatismo, de colorido forte e violência implacável como crítica social à Alemanha do pós-guerra. Pode-se observar na obra um clima de indiferença onde a família não se comunica, cada individuo guarda para si angústia, caracterizando solidão.
Obra criança geopolítica - Salvador Dalí
Homem: Percebe-se que o homem nasce justamente do continente norte-americano, talvez pela força que ali pulsava – A força capitalista dos Estados Unidos da América.
Mulher: A suposta mulher aponta, especificamente, para o continente europeu, o qual manteve uma hegemonia político-social até o fim da Segunda Guerra. Diante dessa decadência européia no término da guerra, podemos firmar um contraste em relação ao homem que rompe no continente norte-americano. Esse contraste pode ser caracterizado por dois fenômenos naturais da vida: O nascimento, representado na América, e a morte, simbolizada pela Europa.
Lagrima na África: Aquela lágrima representaria a tristeza do mundo envolvido em tão terrível guerra. É válido lembrar que a África servira de palco para muitos combates naquela guerra, afinal, muitos de seus países