Artes pré-história
O paleolítico e o Neolítico
No Paleolítico ou Pedra Lascada:
Época em que surgiram as primeiras civilizações. Também foi no período antes da escrita. Houve uma grande variedade de produção, mas com algumas características semelhantes. A primeira grande semelhança é o pragmatismo, a arte era produzida com uma finalidade. As cenas de caça representadas serviam para preparar o grupo para essa tarefa que garantia sua sobrevivência. Na arte paleolítica existiam quatro principais temas: animais, humanos, signos e motivos indeterminados. A arte paleolítica divide-se em três grandes categorias: móvel, parietal e rupestre.
o Arte móvel:
Caracteriza-se por sua pequena dimensão. A principal arte móvel era a escultura, normalmente representando mulheres de grandes seios e gordas, o que significava a fertilidade. As esculturas eram feitas com barro e pedra.
Ex.: Vênus
o Arte Parietal:
Gravura nas paredes de grutas e abrigos sob rocha, inclui representações de vários tipos e espalhados de forma variada.
o Arte Rupestre:
Decora as superfícies rochosas que se situam ao ar livre.
Obs.: tanto na arte parietal quanto na rupestre, os homens pré-históricos conseguiam representar as cores com sangue e gordura animais, e também com terras de diversas cores.
No Neolítico ou Pedra Polida:
Nessa época, já se tem o domínio do fogo, assim os homens pré-históricos começam a fazer esculturas e vasos de metais e argila. Começam a fazer os objetos não só se importando com sua utilidade, mas também com sua beleza. Na arquitetura, criaram monumentos de pedra dispostas assim: duas na vertical e uma sobre essas na horizontal. Dólmens, galerias cobertas que possibilitavam a entrada de uma tumba. Menires, grandes pedras cravadas no chão verticalmente. Cromlech são menires e dólmens organizados em círculo. As pinturas são de qualidade superior,