Artes na enfermagem
Todas as pessoas, e especificamente as que se encontram em sofrimento físico e/ou psíquico, necessitam criar e também manifestar esta criação. Por isso a arte está cada vez mais sendo vista como uma terapia de promoção, preservação e recuperação da saúde, bem como uma forma prazerosa de disseminação do conhecimento¹.
Assim, é importante ressaltar que a enfermagem, em sua diversidade de ações atuantes na promoção da saúde, tem procurado, eficazmente, novos direcionamentos para que o cuidado se torne mais intenso e humano, sendo, como consequência, mais efetivo. Nesse âmbito, contempla a particularidade de cada pessoa, funcionando como ferramenta para despertar e ativar a criatividade e, inclusive, para desbloquear e transmitir à consciência instruções e informações oriundas do inconsciente².
Assim sendo, uma das artes que se adéqua e que pode ser trabalhada neste contexto é a literatura de cordel e as artes plásticas. Esta é uma poesia popular bastante regional e disseminada principalmente na região Nordeste do Brasil.
O intuito é levar conhecimento em saúde em todos os ambientes e inovar com uma ferramenta que não só os profissionais de saúde poderão usar, mas também outros profissionais, como professores da educação básica ao ensino médio,