Artes na educação
Artes visuais
As artes visuais vão além do que imaginamos ser, vão de formas tradicionais, como pinturas, esculturas, desenhos industriais... Com o avanço tecnológico, a partir da modernidade, nos traz a fotografia, cinema, performance, e cada elemento possui um modo particular de combinar as imagens.
A quantidade inigualável da visualidade no mundo atual cria um universo de exposição múltipla, e com isso nos traz a necessidade de uma educação voltada para arte com mais qualidade. Por isso o estudo da visualidade pode favorecer o desenvolvimento da sensibilidade.
A arte visual é um trabalho que requer experiência relacionada aos materiais, às técnicas, e as formas de cada momento da historia, principalmente a contemporânea. A escola deve orientar para que recebam todo o conjunto de experiência para aprender e criar, obter conhecimento de produção artística pessoal e grupal.
Criar e perceber a arte visual implica trabalhar com vários elementos, tais como, plano, cor, ritmo. Cada elemento compõe uma imagem criando códigos que vão se moldando. Os alunos aplicam os seus conhecimentos com a pratica, recria os seus trabalhos conforme a sua sensibilidade, sempre considerando as técnicas, informações históricas, relações culturais, experiência que darão suporte as suas representações, e melhorando conforme o avanço do processo de aprendizagem e da tecnologia.
A arte visual se divide em três partes:
* Expressão e comunicação na pratica, dos alunos em artes visuais.
* As artes visuais como objetivo de apreciação significativa.
* As artes visuais como produto cultural e histórico.
A expressão e comunicação na pratica dos alunos em artes visuais podem ser feitas entre varias atividades como: desenho, colagem, gravuras, vídeos...
A criação de formas plásticas e visuais, observando o processo das produções,