Artes na educação infantil
A Importância das Artes Visuais na Educação Infantil visa não à importância da beleza estética, mas a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e seu olhar de mundo.
Entendo que Artes Visuais englobam várias formas e recursos de expressão que abrange o desenho, a pintura, a fotografia, a gravura, a arquitetura, a escultura, o cinema, a colagem, utilizando o papel, o gesso, a tinta, a madeira, a argila, os metais, etc. As Artes Visuais estimulam a curiosidade, a criatividade, à sensibilidade, a espontaneidade como também o desejo, a vontade de experimentar, criar e recriar, e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) nos afirmam que: “As Artes Visuais expressam, comunicam, e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos, e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais.” (BRASIL, 1998, p.85).
Desde o nascimento a criança se depara com Artes Visuais: nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos e em todos os lugares presentes no cotidiano da vida infantil.
“Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso