Artes Hist Ria
FUNÇÕES ORGÂNICAS
COLÉGIO INTERVIVA
Itapecerica da Serra SP.
MARÇO / 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
FUNÇÕES ORGÂNICAS 4
FUNÇÕES OXIGENADAS 11
FUNÇÕES NITROGENADAS 19
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
Sendo funções orgânicas um grupo de compostos orgânico que tem comportamento semelhante, sendo separados por suas particularidades. Neste trabalho buscamos evidenciar as particularidades de cada grupo funcional e de suas subdivisões, pois somente por meio desta poderemos entender e conhecer tudo que nos cerca, ou seja, veremos desde a acetona (hidrocarboneto aromático) até compostos de bombas atômicas (nitrocomposto).
FUNÇÕES ORGÂNICAS
São grupos onde os compostos orgânicos são de acordo com seu comportamento químico e presença de agrupamentos de átomos em suas estruturas.
Cada função orgânica é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. O que faz determinados compostos possuírem comportamento químico semelhante é a presença do mesmo grupo funcional, ou seja, um determinado agrupamento de átomos.
Alguns dos grupos funcionais são:
Hidrocarbonetos (CxHy): são compostos orgânicos formados por apenas por carbono e oxigênio.
Exemplo: combustíveis, como, a gasolina, diesel, gás natural, gás de cozinha, solventes, plásticos, etc.
Alcanos (CnH2n + 2): são hidrocarbonetos de cadeia aberta e saturada; de baixa afinidade.
O propano misturado com butano é à base do GLP – gás liquefeito de petróleo, também conhecido como gás de cozinha, que possui uma vasta aplicação tanto doméstica como industrial. Em seu estado puro, o propano tem sido largamente utilizado como: refrigerante químico; na refinação de petróleo; em operações de processamento de gases e como solvente seletivo para remover componentes de asfalto das frações de óleo cru com pontos de ebulição mais altos.
Pode ser definido como a medida da capacidade de pré-ignição ou auto-ignição de um