Artes graficas - rotogravura
AUGUSTO DO NASCIMENTO BATISTA
ELLEN PEREIRA SILVA
RELATÓRIO:
VISITA TÉCNICA AO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
Relatório solicitado à disciplina Acabamento Gráfico, como parte do requisito de avaliação, sob a orientação do professor Álvaro José de Oliveira Moleiro.
• ROTOGRAVURA
1) Qual é a definição de Rotogravura?
Rotogravura é um processo de impressão direta, cujo nome deriva da forma cilíndrica e do princípio rotativo das impressoras utilizadas.
2) Como se da à variação tonal na impressão Rotografica?
A variação tonal da imagem é determinada pela profundidade das células, as profundas contêm mais tinta, assim imprimem tons mais escuros; as rasas, com menos tinta, resultam em tons mais claros.
3) Quais são as características da rotogravura quanto à: forma, tinta, suporte e sistema de impressão?
A rotogravura é um processo de impressão, cuja forma tem grande durabilidade, formato cilíndrico e permite a impressão contínua. A tinta é líquida de baixo tack, onde a secagem e feita pela evaporação de solventes. Os suportes são lisos, Flexíveis e macios. A impressão é direta, com possibilidades de imprimir frente e verso, e de se acoplar um corte e vinco ao sistema de saída. Imprime também todas as cores em uma única passagem.
4) Na gravação eletromecânica utilizamos diamantes. Quantos são, e quais são suas funções?
São 3 Diamantes: Diamante de incisão: perfura a superfície do cilindro, formando os alvéolos. Diamante pé de apoio: determina a distância entre o diamante de incisão e a superfície do cilindro a ser gravado. Diamante rebarbador: Retira as saliências deixadas pelo impacto do diamante na gravação.
• PVG
5) Quais são as fases de um projeto gráfico?
As fases de um projeto gráfico se inicia no