Artes glossário
Abstracionismo: Tendência a conferir as abstrações um valor igual ao das realidades concretas. Acadêmica: Entende-se como arte acadêmica a pintura e escultura produzidas sob a influência das academias europeias do Século XIX. Acervo (pinacoteca): Conjunto de obras que fazem parte de um patrimônio: o quadro pertence ao acervo do museu. Antropofagia (Mov. Antropofágico): Ato ou hábito de comer carne humana. Aquarela: Pinturas executadas com tintas diluídas em água. Art. Nouveau: É empregado com significado mais amplo possível, nele incluindo- se todos os movimentos de vanguarda. Arte Pop: É um movimento artístico surgido no final da década de 1950 nos E.U. A e no Reino Unido. Barroco: Nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XX, nas artes. Cubismo: Movimento artístico, século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso. Design: Elaboração e especificação de um artefato. Um projeto Expressionismo: Visa encontrar um modo de expressão das sensações, e não a produzir a impressão causada pelo mundo exterior. Estilista: Aquele que tem por ofício conceber formas novas no terreno da moda.
Grafitagem: A arte de grafite é uma forma de manifestação artística em espaço público.
Ideograma: É um símbolo utilizado para representar uma palavra ou conceito abstrato. Impressionismo: Século XIX, surgiu na França, retrata os reflexos e efeitos da luz do sol.
Maquete: É uma representação em escalas de grandes estruturas, objetos, edifícios, etc.
Surrealismo: Foi um movimento artístico e literário surgido primeiramente em Paris nos anos 20, inseridos no contexto das vanguardas que vieram a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras