Artes Fotografia
NOMES: BEATRIZ MENDONÇA
LUCAS LEGRAMANTE
RODRIGO LINO
Nº04
Nº
Nº
As primeiras máquina fotográficas
Os primeiros aparelhos fotográficos baseavam-se no princípio da câmara escura. Consistiam em duas caixas retangulares de madeira que resvalavam uma na outra para focar a imagem, com uma abertura para a objetiva e um lugar para a placa fotográfica. A primeira câmara de duas objetivas, com lentes interligadas de foco simultâneo, foi fabricada a partir de 1880 por R. & J.
Beck. Dois anos depois, o inglês George Hare construiu um protótipo de uma câmara de fole. Depois seguiram-se anos de aperfeiçoamento que estavam muito dependentes do desenvolvimento das lentes e dos rolos fotográficos.
Em 1888, S. McKellen registou a patente da primeira máquina "reflex". Neste aparelho, o espelho deslocava-se automaticamente durante a exposição, estando ligado a um obturador de cortina. No mesmo ano, a 4 de dezembro, George Eastman, nos EUA, registou a famosa máquina kodak, que continha já um rolo fotográfico de
6,35 cm de largura, permitindo assim conseguir 100 exposições em forma de círculo.
Quando o rolo acabava, a câmara tinha de ser levada ao fabricante, onde era aberta e se fazia então a revelação. No final tornava a ser recarregada, lacrada e devolvida ao cliente
Em 1900, a Eastman Kodak lançou a Brownie - a primeira máquina fotográfica verdadeiramente ao alcance de toda a gente. As fotografias tinham já alguma qualidade para a época, 6x6cm de formato e nasciam sobre rolo de filme em cassete.
A camêra Brownie, consistia em uma pequena caixa de papelão, com uma lente menisco simples, que usava filme de rolo 117, e custava apenas 1 dólar. Mais tarde foram introduzidos novos modelos, de bakelite, com flash, com lentes melhoradas.
Rolleiflex Automat (1937-1949); e Rolleiflex 3.5 F (1969-80) - Framke & Heidecke - Alemanha
Considerada a primeira câmera digital, este protótipo foi criado na Kodak, por Steven Sasson, em 1975
Pesava cerca de 4kg e gerava imagens