artes contemporâneas
Esse período em que o olhar da obra condiciona diferentes modos específicos de ver nasceu é esteve presente no renascimento. Mas não podia haver exageros por parte do artista, pois estamos falamos de renascimento. Um período em a arte para ser bem valorizada precisava ser pura e simplesmente racional, pois o homem pintava elementos do planeta de acordo com o que ele via ou do que ele acha que via. Por isso existia uma relação entre homem e planeta, o homem buscava conhecimento é o planeta dava esse conhecimento racional, dede de que ele fosse buscado, ou seja, o planeta era o objeto a ser conhecido no campo das ciências no renascimento.
E esse tipo de pensamento racional que condiciona o olhar do pintor renascentista ele faz sua obra e acredita nela como sendo verdade única. Quanto à criação da obra, os artistas geralmente utilizavam da geometria para a inserção dos cenários em sua obra a deixando mais real. Um bom exemplo disso e a obra de Leonardo da Vince a anunciação que representa o momento em que o anjo Gabriel avisa a Maria que ela será mãe de Jesus, bem o artista se utiliza de retas paralelas e transversais para dar certo equilíbrio à obra, e uma divisão igual da tela entre Maria e Gabriel, além disso, a certo espaço entre Maria e Gabriel o que da espaço para a transmissão da mensagem do divino .Mais ainda o artista pitou um quadro em que Maria já esta em uma posição elevada em relação a Gabriel ,eu acredito porque Gabriel já se dirigia a Maria como ele sendo superior mãe do céu e da terra.
Pudesse dizer que o resquício de características do período renascentista esgotasse completamente na primeira metade do século XX, pois os