Artes autorretrato
Trabalho
De
Artes
EEEFM “Frederico Pretti”
Autorretrato
O auto- retrato, o espelho do artista.
O outro- retrato sempre acompanhou o ser humano no seu desejo de registrar sua imagem, sua existência. Essa busca pela auto- imagem foi- se modificando no decorrer do tempo. O Auto- retrato é o espelho do artista. Nele, o artista reflete sua imagem, sua personalidade, seus valores, sua época sua maneira de ver arte e o mundo.
Auto- retrato é uma forma de registro onde o próprio artista se retrata, ele é o modelo dele mesmo.
Pré-História Na Pré- História, homens e mulheres representavam- se com marcas de mãos dentro das cavernas. Sopravam um pó colorido, marcando suas formas em locais protegidos.
Em verdadeiros “salões de arte” eram representados através da pintura em sua maioria ao Homem do Paleolítico, como fonte de alimento ou de veneração.
Idade Média
Apesar de viver e trabalhar no fim da Idade Média Ambrigiotto di Bondone (1267 – 1337) também conhecido como Giotto é considerado o pai pintura moderna.
No fesno (o pigmento é pintado diretamente no reboco ainda húmido) chamado Juízo Final na Capela Arena, em Pádua, na Itália, Giotto inclui- se entre os homens retratados na parede.
O mural mostra Jesus Cristo com os apóstolos e os anjos, julgando os homens. Giotto inclui- se no meio dos homens eleitos ao paraíso, por suas boas ações durante a vida.
Renascimento O retrato e o auto- retrato tornou- se popular.
Ao contrário da era medieval, extremamente religiosa, o ser humano tornou- se o centro das preocupações – o teocentrismo deu lugar ao Antropocentrismo.
Como a fotografia ainda não existia, pintores eram contratados para registrar os rostos de pessoas importantes. E os artistas começaram a pintar seus auto- retratos, a sentirem- se importantes como pessoas e como profissionais a usar suas próprias imagens como assunto para elaborar obras de arte.
O primeiro