ARTES APLICADAS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA
ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
GABRIELLE ALESSANDRA MACIEL SILVA
INGRID AGUIAR FONSECA DE SOUZA
NATÁLIA NAVARRO GUEDES BRANDÃO FRÓES
RAFAEL DE SOUZA MELO
RAÍSSA KNACKFUSS DE MEDEIROS
O MOVIMENTO PARA REFORMA DAS ARTES APLICADAS
NATAL 2014
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA
ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
O MOVIMENTO PARA REFORMA DAS ARTES APLICADAS
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota da disciplina de História da Arquitetura: da antiguidade à revolução industrial, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar – UnP.
ORIENTADOR: Prof.
NATAL 2014
1. INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem como objetivo, avaliar de maneira clara e objetiva, o movimento para a Revolução das artes aplicadas, conhecido também por Arts and Crafts, que surgiu na segunda metade do século XIX, na Grã-Bretanha. Ao analisar este movimento é possível observar que ele tinha como objetivo acabar com a distinção entre o artesão e o artista, recuperando a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano e revalorizando o trabalho manual. Dessa forma, segue o desenvolvimento do tema e alguns anexos que podem dar a mais ampla visão sobre o assunto presente no trabalho.
2. SUMÁRIO
3. DESENVOLVIMENTO
O Movimento Arts and Crafts, conhecido como a Revolução das artes aplicadas, é um movimento estético e social inglês, que surgiu na Grã-Bretanha na segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa. Tinha como objetivo principal, acabar com a