Artefatos líticos
Exemplos de artefatos podem incluir itens tais como ferramentas de pedra, ruínas de construções, como inscrições, documentos, monumentos, e crônicas e instrumentos talhados em pedra. Também incluem cerâmica, vasos, tabuinhas de argila, objetos metálicos como botões ou metralhadoras, e elementos de adorno pessoal, como jóias e de vestuário. Outros exemplos incluem ossos que mostram sinais de modificação humana, pedaços no coração das rochas ou outro material vegetal utilizado para a alimentação.
A busca de vestígios antigos, ou artefatos, nos antigos locais envolvem muita pesquisa e a remoção de milhões de toneladas de terra.
O estudo desses objetos é uma parte importante no domínio da arqueologia, embora o grau em que eles representam nos grupos sociais tornou-se um assunto sobre o qual, encontram-se argumentos variados de diversos arqueólogos. Museus tradicionais são frequentemente criticados por exibirem um grande numero de artefatos da história, mas sem qualquer informação contextual sobre os seus efeitos ou as pessoas que os fez.
Artefatos podem vir de qualquer contexto arqueológico ou fonte, tais como:
Sepultura de um cadáver (Enterro). De qualquer recurso arqueológico como um Sambaqui ou outro cenário doméstico.
Artefatos são distintos do corpo principal do registro arqueológico como Estratificação e recursos, que são restos da atividade humana, como corações, estradas, ou