Artefatos em imagens de CT
Rio de Janeiro, 2013
Artefatos em imagens de CT
Autor: Tiago Paiva Vianna
Objetivo: Investigar os mais comuns e as possíveis causas relacionadas a artefatos em imagens de Tomografia Computadorizada.
UFRJ - IF
Professor : Roberto Macoto Ichinose
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar algumas das formas mais comuns e conhecidas de artefatos em imagens de tomografia computadorizada (CT) e comentar sobre as formas de solucioná-los. Ele começa com uma explicação do funcionamento da CT para que se compreenda melhor os artefatos, e logo após parte para uma breve história da tomografia computadorizada. Em seu desenvolvimento textual explora causas e soluções para os seguintes tipos de artefatos presentes em imagens de CT: artefatos em anel, de endurecimento de feixe, de movimento, de média de volume parcial e de artefatos metálicos. Por fim, ele conclui o objetivo do trabalho expondo mais fontes de pesquisa, para maior aprofundamento no assunto, em cima de uma bibliografia confiável.
Sumário
1 Introdução
1.1História resumida da tomografia computadorizada
1.1.1 Primeira geração
1.1.2 Segunda geração
1.1.3 Terceira geração
1.1.4 Quarta geração
1.1.5 Quinta geração
1.1.6 Sexta geração
1.1.7 Sétima geração
2 Artefatos
2.1 Artefatos em geral
2.2 Artefatos em anel
2.3 Artefatos de endurecimento de feixe (Beam Hardening)
2.4 Artefatos de movimento
2.5 Artefatos de média de volume parcial
2.6 Artefatos metálicos
3 Conclusão
4 Bibliografia
1 Introdução
A tomografia computadorizada é uma técnica radiográfica de reconstrução baseada em um algorítimo matemático e se utiliza da base das imagens tomográficas para esta. Diferente das imagens tomográficas convencionais, varredores tomográficos giram