Artefatos de gerenciamentos de projetos
O que você entende por Artefato?
Um artefato é um resultado alcançável e tangível de um processo. Um artefato é um dos vários tipos de subprodutos concretos produzido durante o desenvolvimento de um projeto. Alguns como casos de uso, diagramas de classes e documento de visão, ajudam a descrever a função, arquitetura e o design do software. Outros artefatos estão relacionados com o próprio processo de desenvolvimento - tais como planos de projetos, processos de negócios e avaliações de risco.
O que é Estudo de Viabilidade? Responda de forma completa.
Estudo de viabilidade é o estudo que procura prever o êxito ou fracasso de um projeto. O estudos de viabilidade é um recurso útil antes de iniciar uma obra ou de lançar um novo produto no mercado. Deste modo, é minimizada a margem de erro, uma vez que todas as circunstâncias vinculadas aos projetos são rigorosamente estudadas.
3. O artefato Termo de Abertura do Projeto pode substituir o artefato Visão do Projeto?
Um artefato não substitui o outro, pois o Termo de Abertura é o marco oficial de início do projeto, a autorização do início dele. Já o Documento de Visão é um documento que é composto de definições e escopos do projeto.
4. Qual a função da EAP?
O objetivo de uma EAP é identificar elementos palpáveis e exequíveis do projeto. Ela serve como base para a maior parte do planejamento de projeto não só para o gerente do projeto, mas para toda a equipe de execução do projeto, bem como para as demais partes interessadas.
5. Descreva o papel e a importância do artefato Plano de Projeto.
Um plano de projeto serve para planejar como será executado o projeto. Através dela é possível responder as perguntas “Como vai ser feito?”, “Quem o vai fazer?”, “Quando estará feito?”.
6. O que você apontaria como principais problemas para elaboração de um Cronograma?
O principal problema na elaboração de um cronograma é o mau levantamento e a fraca definição do que deverá ser feito. Se os riscos e