Arte
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano. Nasceu em Caprese, nas vizinhanças de Florença, Itália, no dia 6 de março de 1475. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés" e "A Criação de Adão", O "Teto da Capela Sistina" são obras que eternizaram um dos maiores representantes do renascimento cultural na Itália. É considerado junto com Leonardo da Vinci, um dos artistas mais geniais da história do ocidente. O conjunto de sua obra revela um forte apego ao ideal do homem perfeito: "Belo, Bom e Verdadeiro". Em 1501, iniciou a escultura de "David", o jovem herói bíblico que venceu o gigante Golias.
Em 1505, foi para Roma, chamado pelo Papa Júlio II, para reconstruir a Catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu.
Entre 1508 o Papa Júlio II encarregou o artista de pintar a abóbada da "Capela Sistina", na Catedral de São Pedro, no Vaticano, mesmo sob protestos que não era pintor e sim escultor, realizou durante quatro anos, o exaustivo trabalho que resultou em 300 figuras.
Durante o pontificado do papa Paulo III, entre 1534 e 1541, Michelangelo pintou o afresco na parede do altar da Capela Sistina, o "Juízo Final", onde Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem assustada, não contempla a cena. Nesse afresco, só aparece nus, o que causou grande tumulto e o Papa Paulo IV pretendia destruir a obra, mas contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais ousados.
O artista também dedicava-se à poesia, escreveu o livro "Rimas". Próximo da sua morte desabafou em um poema "Na verdade, nunca houve um só dia que tenha sido totalmente meu".
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, morreu em Roma, no dia 18 de fevereiro de 1564. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.
- Obras cinzeladas - Obra: Nu em tamanho natural de Santa Maria Madalena.
Ano: século XVI (1501).
Autor: Gregor Erhart Material: Mármore
Obra: Venus de Milo.
Ano: Século II a.C
Autor: