arte
1) HEMINGWAY, Ernest (1940) Por Quem os Sinos Dobram, Lisboa, Livros do Brasil.
2) Por Quem os Sinos Dobram é um romance que conta o percurso de Robert Jordan, um jovem americano das Brigadas Internacionais e professor universitário de espanhol que é enviado para Espanha para combater o regime fascista. Graças ao seu talento no uso da dinamite, Robert, recebe a ordem de um general russo chamado Golz, de explodir uma ponte em Segovia, com ajuda de guerrilheiros anti-fascistas, com o intuito de quebrar o contacto entre os fascistas em Segovia e o exterior. Ele junta-se ao bando de guerrilheiros liderados inicialmente liderado por Pablo, que não aceita a ideia de rebentar a ponte pois isso significaria que eles teriam que se retirar da montanha, que passa a ser liderado por Pilar, mulher de Pablo.
Durante todo o tempo que passa com os guerrilheiros, Robert, conhece Maria, uma jovem resgatada do fascismo que tinha assistido á execução dos pais e que tinha sido violada por fascistas. Robert apaixona-se por Maria e ambos vivem um amor intenso enquanto as preparações para a explosão são feitas.
Enquanto os preparativos para a explosão são feitos todas as pessoas do bando, sobretudo Pilar, vão evocando memórias sangrentas da guerra.
Durante o seu percurso em Espanha, Robert reflecte muitas vezes sobre a sua família.
Quando o bando anti-fascista liderado por El Sordo é cercado e morto, Pablo decide trair Robert e roubar a dinamite com a esperança de evitar a explosão da ponte mas Robert improvisa uma maneira de explodir a ponte mas as coisas não acabam da melhor maneira.
3) Por Quem os Sinos Dobram é um livro interessante pois é um romance em que o autor faz uma profunda reflexão sobre a vida, sobre a morte, sobre a coragem, sobre a cobardia e sobre a solidariedade humana. Acho também que a forma como o autor descreve as atrocidades da Guerra Civil Espanhola é grotesca e chocante, sendo que o massacre dos fascistas no vilarejo uma das passagens