Arte
A importância da Arte na vida e no desenvolvimento da criança e do adolescente no estado de São Paulo e a desvalorização da mesma no país
Introdução
Imaginação
Imaginar significa basicamente formar uma imagem, como um quadro formado em nossa mente. Todos nós temos a capacidade de imaginar inclusive inconscientemente, como acontece com nossos sonhos. Os animais também sonham, porém há uma grande diferença entre a imaginação humana e a dos animais, pois somente os homens conseguem compartilhar entre si os frutos de sua mente através de relatos orais ou da criação de imagens.
Há diversas formas de ativarmos nossa imaginação, as vezes quando estamos distraídos uma simples fenda no teto pode se transformar em diversas imagens diante de nossos olhos. A imaginação é responsável por acrescentar traços ao ambiente que antes não se encontravam ali. Isso pode acontecer em diversos momentos em nosso dia a dia e com diversos objetos, por exemplo, uma mancha de tinta que pode nos lembrar de formas embora não tenha sido feita propositadamente. É evidente que cada pessoa verá uma imagem diferente de acordo com o ritmo em que sua mente trabalha e muitos psicólogos sabendo disso adotaram a técnica das manchas de tinta para descobrirem como funciona nossa mente.
Mancha de tinta sobre papel dobrado
A imaginação pode ser vista como o ponto de ligação entre o consciente e o subconsciente, onde se encontra a maior parte de nossa atividade cerebral, e isso torna a mesma uma das características mais fascinantes do se no ser humano. A imaginação pode reagir à personalidade, o intelecto e a espiritualidade, portanto ela é o que os mantém unidos e sua atuação é determinada, de forma variável, pela psique e pela mente. Percebe-se então que sua importância se dá também no fato de nos proporcionar a visão de possibilidades futuras e de compreender o nosso passado de uma maneira fundamental para a sobrevivência.
Porém não se sabe