arte
A Escola como organizacao e como sistema Social
Por Antonio Pedro, 2011
Introdução
Em todos os contextos sociais deste a antiguida até a actualidade vem se discutindo e contextualizando abordagens sobre a escola no contexto social em que coloca sempre em debate o papel da educação para a formação dos membros da sociedade.
Falar da escola como sistema social é tentar perceber a mesma, olhando para a escola como um sistema que contém outros vários subsistemas deste a função da escola, os objectivos, os diferentes intervenientes intra e extra-escolares entre outros elementos que nela se pode verificar .
O presente trabalho tem como tema: Escola Como Sistema Social: e nele são apresentadas algumas abordagens teóricas de alguns autores que fundamentam esta visão. O objectivo desta reflexão é de analisar e perceber o papel da escola enquanto sistema e sistema social analisando os diferentes aspectos qu o caracterizam durante o seu funcionamento.
O mesmo foi produzido com base em consulta de obras bibliográficas que abordam sobre a o tema acima supra citado para além de consulta de internet que depois recolhida e compilada a informação o trabalho apresenta a seguinte estrututa: no ponto um estão colocados os conceitos básicos; no segudo ponto que basicamente envolve o trabalho está o desenvolvdo o tema e apresentam-se dez subpontos devidamente desenvolvido e no final o grupo apresenta uma conclusão.
1. Conceitos básicos
Escola - É um estabelecimento de educação no qual o ensino é ministrado de forma que a acção está orientada por regras, que são complexas de espectativas complementares e colectivas (PILLET:2002)
Organização - organizacão é um conjunto social com características particulares onde existem papeis definidos e atribuidos aos indivíduos que devem deseempenhá-los.
Sistema -Sistema é um conjunto de elementos interdependentes em interacção com vista a alcançar um objectivo
Sistema de