Arte
Desde que nascemos estamos em contato todos os minutos com cores, formas, linhas, movimentos, sons, representação, enfim, com as diferentes formas de expressão.
É extremamente importante trabalhar com as crianças as diferentes linguagens da Arte: Música (arte dos sons) Dança (arte do movimento), Teatro (arte da representação) e Artes Visuais (arte da Introdução pintura, escultura, desenho, impressão, construção etc.).
As linguagens artísticas mexem com nossos valores, sentimentos e emoções.
Ao manipular tintas, pincéis, lápis de cor, tesoura, papéis, recicláveis e outros materiais, a criança está tendo contato com inúmeros materiais expressivos que possibilitam a aprendizagem, o desenvolvimento estético e a criatividade.
Para trabalhar atividades artísticas com as crianças deve-se propiciar um clima de liberdade, alegria e descontração, favorecendo atividades espontâneas e criativas. Sendo assim, o Professor deverá:
• Respeitar a individualidade de cada criança, estimulando-a a novas experiências;
• Valorizar o que a criança traz de conhecimento e as respostas dadas por ela aos desafios propostos;
• Oferecer oportunidades que levem a criança à observação, imaginação, exploração, improvisação, concentração, criação, fluência e flexibilidade;
• Oferecer técnicas que sejam adequadas à faixa etária das crianças, proporcionando o Desenvolvimento da criatividade;
• Elogiar suas realizações expressivas, intervindo sempre que necessário para melhor desenvolvimento, entre outras ações.
Para obter êxito nas aulas de Artes existem algumas condições que são imprescindíveis:
a) Planejar com antecedência as atividades, de maneira que contemplem os três eixos de aprendizagem artística: conhecer, fazer e apreciar.
b) Organizar o ambiente de acordo com a proposta do trabalho.
c) Dar orientação clara e segura para que todas as crianças a entendam.
d) Ter alternativas de estimulação que atendam às diferenças individuais.
e) Prever a quantidade de material