Arte e pintura
Arte
Título
Pintura de Paisagens
Objetivo
O presente trabalho possui o escopo de apresentar de maneira modesta uma plano de aula para utilizando-se da linguagem visual, enfocado artes de todas as épocas evidenciando a pintura, desenhos de paisagens, será uma atividade pedagógica que unirá arte com o desenvolvimento psico-social dos alunos.
Justificativa
A necessidade do trabalho encontra justificativa nos dias atuais, onde a arte representa não somente um quadro, uma música ou uma escultura, mas sim todo um contexto social civil de tradições de um determinado povo, de uma determinada região e o mais importante, as tendências de uma sociedade em seu tempo, tudo que deu certo ou errado em seu tempo, servindo de base para os dias atuais.
Introdução
A paisagem, gênero artístico fundamental nas classificações da pintura, pode representar diferentes contextos de tempo e espaço e oferece aos observadores passeios imagináveis. Um dos períodos da História da Arte em que a paisagem fez-se muito presente é o impressionismo, movimento de pintura que se originou na França, nos anos 1860. À época, o interesse dos artistas era a busca e representação da luz natural e suas variantes, o que os levou a sair de seus ateliês em busca de paisagens à luz do dia para serem pintadas. Fascinados pela relação entre luz e cor, evitavam cenas religiosas ou românticas para se concentrar apenas nas paisagens e cenas do dia-a-dia. Uma mesma paisagem ou cenário era pintado várias vezes a partir das mudanças e impressões causadas pela incidência do sol. O educador pode exemplificar a temática por meio das obras do principal expoente do impressionismo, o pintor Claude Monet seu quadro Impressão, aliás, foi a inspiração para o nome do movimento artístico. Depois de conhecerem as obras dos artistas apresentados, o professor pode propor aos alunos que representem sua realidade usando a observação e a imaginação.
Desenvolvimento
Esta aula não é para que o aluno