arte e musica
Web Aula 1 – A Arte e suas Possibilidades de Ensino e Aprendizagem
Vamos Refletir!
Iniciaremos esta nossa conversa com um vídeo que aborda a questão da igualdade e diferença, para que você possa refletir, pois o nosso assunto é sobre o ensino multicultural.
Link
Diversidade Étnico-Cultural http://www.youtube.com/watch?v=vFXOnjuv0fA Somos resultado de um hibridismo, pois o Brasil se caracteriza pela mistura de etnias e desta mistura de negros, brancos, indígenas dentre outros é que nós surgimos. Abrigamos diversas culturas, no entanto, não lidamos com naturalidade ou facilidade com as diferenças. Quando temos consciência das diferenças entre as pessoas, da individualidade de cada um, falamos de multiculturalismo.
Falar de diferenças, quando muitos discursos abordam a igualdade, parece ser uma contradição. A igualdade tão falada nos discursos diz respeito à igualdade legal, relacionada à lei, aos direitos e deveres de cada um, por exemplo: todas as crianças têm direito a educação, a freqüentar a escola, neste momento, o que prevalece é a igualdade. Quanto à diferença mencionada, esta diz respeito ao multiculturalismo, que está relacionado à diferença de valores, de costumes, por exemplo: em uma sala de aula, todos têm o direito de estar lá, no entanto, cada aluno é único, é singular e espera-se que neste contexto, estas singularidades sejam respeitadas, ao abordar assuntos como: religião, costumes, classe social, gostos musicais, orientação sexual, dentre outros. O professor deve ser cuidadoso, imparcial e aberto a determinados assuntos e situações. De acordo com CANEN (2002), o multiculturalismo,
[...] busca respostas plurais para incorporar a diversidade cultural e o desafio a preconceitos, nos diversos campos da vida social, incluindo a educação. Procura pensar caminhos que possam construir uma ciência mais aberta a vozes de grupos culturais e étnicos plurais (Canen: 2002, 178).
A área que mais tem se preocupado