Arte e movimento
OBJETIVOS GERAIS:
Compreender a importância de se trabalhar com atividades que estimulem as habilidades de expressão corporal para o aprendizado da criança e do adolescente.
Desenvolver as capacidades de expressão corporal, esquema corporal, criatividade, socialização, desinibição.
OBJETIVOS EXPECÍFICOS:
Aplicar os conhecimentos adquiridos nesta Oficina em futuras experiências de sala de aula.
Participar de atividades, observando seu uso como ferramenta pedagógica para estimular o aprendizado integral da criança e do adolescente.
PÚBLICO ALVO: alunos (as) do 1º, 2º, 3º e 4º ano do curso de formação de professores
EXPRESSÃO CORPORAL
Segundo Olga Reverbel (1989), as capacidades de expressão corporais como relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação e percepção são inatas aos seres humanos, mas necessitam serem desenvolvidas através várias atividades entre elas as dramáticas, as musicais, as plásticas e os jogos teatrais. Os benefícios que a expressão corporal propicia à criança são muitos, quando estimulados precocemente pelo professor. O movimento corporal é responsável pelo desenvolvimento físico e motor do ser humano e, consequentemente, pela autonomia da própria criança.
Como podemos perceber as atividades de expressão corporal contribuem para o desenvolvimento físico e social da criança. A criança exposta a essas atividades, estará apta a crescer bem mais desinibida e mais preparada para resolver conflitos relacionados ao seu meio social.
Contudo, é importante que o educador seja consciente sobre os benefícios que a expressão corporal pode trazer para o desenvolvimento da criança e do adolescente e esteja aberto a criar e a oferecer mais condições e atividades para que isso ocorra.
Nas escolas podem ser aplicadas diversas atividades que desenvolva as capacidades de percepção das possibilidades e limitações do próprio corpo, além da satisfação da descoberta e do alívio de tensões