Arte e Meio Ambiente composta por 28 r plicas digitais
Em Portinari – Arte e Meio Ambiente foram selecionadas paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas, o homem brasileiro, compondo uma exposição que, além de mostrar o trabalho do artista pretende emocionar e envolver os visitantes, mobilizando-os, e, através da arte, despertá-los para a importância de transformar o mundo em que vivemos em um espaço que, nas palavras de Portinari, se traduz no seguinte texto:
O pintor social crê ser o intérprete do povo, mensageiro de seus sentimentos.
É aquele que deseja a paz, a justiça, a liberdade.
É aquele que crê que os homens possam participar dos prazeres do universo.
Ouvir o canto dos pássaros.
Ver as águas dos rios que correm fecundando a terra.
Ver o céu estrelado e respirar o ar das manhãs sem nuvens.
Sem nenhum outro pensamento senão o de fraternidade e paz. Homens vivendo em clima de justiça.
Onde não haja meninos famintos.
Onde não haja homens sem direitos.
Onde não haja mães chorando e velhos morrendo ao desabrigo.
A obra de Candido Portinari é como uma grande carta escrita ao povo brasileiro ao longo de uma vida de gênio, amor e dedicação ao ofício, e, como ele próprio declarou, ela deveria “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, o da fraternidade e do espírito comunitário”.
Nenhuma atividade é capaz, como a artística, de dar ao ser humano um sentido maior de integração, conscientização e incorporação do seu EU ao seu meio ambiente.
A réplica digital:
A "réplica digital" é resultado de esforços recentes nas áreas de digitalização de imagens coloridas, controle cromático, impressão a jato de tinta, pigmentos e papéis especiais, aerossóis protetores etc. As réplicas digitais atuais apresentam alta fidelidade, cromática e geométrica, ao original,