Arte e Inovação
A mãe do imperador Constantino construiu uma primeira basílica, que serviu de modelo para todas as igrejas.As esculturas foram deixadas de lado e foi dado impulso as pinturas, que segundo o Papa Gregório Magno, -nal do século VI, servia muito bem aos analfabetos que não podiam ler a Palavra. O milagre dos pães e peixes,representado em mosaico numa igreja de Ravena é um bom exemplo.As idéias egípcias de dar importância a clareza na representação de todos objetos voltara com grande pujança,mas as formas não eram da arte primitiva, mas já da grega clássica. Processos primitivos misturados à metodosrenados são característicos da Idade Média. E em Constantinopla os iconoclastas ou destruidores de imagens,só permitiram imagens sacras ou ícones como da mãe de Deus com Jesus no colo, geralmente em mosaicos.
7. Olhando para o Oriente: Islã, China - séculos II à XIII. No Islã fazer imagens era denitivamente proibido, os artistas então criaram as ornamentações rendilhadas esutis, conhecidas como arabescos, formas usadas também nos tapetes orientais. É o mundo onírico de linhase cores. O impacto religioso sobre a arte foi mais forte ainda na China, um dos primeiros rolos ilustrados chineses.
4. O Império do Belo: A Grécia e o mundo grego: século IV a.C. à I d.C.
Vários métodos, estilos e tradições criaram a variedade que admiramos no período. O artista já não tinha amenor diculdade em representar movimento ou perspectiva. O típico e o individual eram colocados numnovo e delicado equilíbrio. Com o helenismo pós-Alexandre os estilos e invenções da arte grega foram apli-cados à escola grandiosa dos reinos orientais, de acordo com suas tradições. Os gregos romperam os rígidostabus do primitivo estilo oriental, acrescentando às imagens tradicionais do mundo uma quantidade cada vezmaior de características obtidas através da observação, possuem o cunho do intelecto que as criou.
5. Conquistadores do Mundo: