arte e cultura
ALUNA: JAMILLE SOUZA ALMEIDA
Resumo da obra “Cultura: Um Conceito Antropológico” de Roque de Barros Laraia.
"Cultura: um conceito antropológico", de Roque de Barros Laraia, professor emérito da UnB, é uma obra clássica, publicada pela primeira vez em 1986. O autor inicia seu livro com uma breve apresentação, na qual posiciona o leitor quanto aos seus intentos: discutir o conceito antropológico de cultura utilizando-se de um texto didático com exemplos ricos e variados de outros autores nacionais e estrangeiros.
O autor divide seu livro em duas partes: a primeira, mais teórica, apresenta um breve histórico do desenvolvimento do conceito de cultura ao longo dos anos, desde os iluministas até os autores modernos; a segunda parte, mais prática, evidencia como as diferentes culturas influenciam o comportamento social e diferenciam toda a humanidade entre si, apesar de sua comprovada unidade biológica. Traz ainda, em anexos, dois textos independentes que enriquecem o conteúdo da obra, além de uma vasta bibliografia, caso o leitor queira aprofundar mais seus conhecimentos sobre o tema.
Primeira Parte: DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA
Laraia, em seu estudo, destaca que desde a Antigüidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos. Desta forma, sempre houve uma preocupação com a diversidade comportamental entre as mais distintas sociedades, de tal modo que todos os homens possuem a mesma natureza, mas são separados por seus hábitos.
Essa preocupação com a diversidade comportamento entre os diferentes povos, foi tomada também por Herodoto, ao afirmar que se oferecêssemos aos homens a escolha entre todos os costumes do mundo ele certamente escolheria o seu atual, tomando como referência a sua própria sociedade patrilineal e agindo de uma maneira etnocêntrica. O etnocentrismo é a
visão