Arte e Cultura - Relatório de visitação ao museu
Sala 01 – O Início
No começo da exposição percebemos que as primeiras pinturas são de meados do séc. XX, mostrando uma pintura cubista (imagem 01) Aux Pieds De La Croix de Samson Flexor de 1907, assim associamos essa pinturas as aulas administradas, explicando que a arte cubistas levaram a geometrização das formas a um outro nível.
Sala 02 – A Arte no Brasil
No momento em que saímos da sala com a temática cubista, chegamos a uma sala onde as obras retratavam a chegada de Dom Pedro ao Brasil e a colonização dos ingleses a África, que traz consigo a ideia da importância das nossas tradições, que tem como bases, os português, africanos e indígenas. São obras de 1622 a 1700, obras de Stephan Kessler – América (imagem 02) e África (imagem 03), essas obras trazem um aspecto marcante, como a “escravidão” dos indígenas. O que queremos dizer com escravidão é a ilusão que eles passaram aos índios, trazendo objetos com presente para mais tarde obriga-los a fazer aquilo que desejavam.
Sala 03 e 04 – Missão Francesa
Ao chegarmos a sala 3, a história das obras se voltava a “Missão Francesa”, um grupo de artistas que acompanharam Lebreton ao Brasil em 1816, esse grupo ficou conhecido por formar as primeiras gerações de pintores brasileiros com ensino acadêmico. Nicolas Antonie Taunay ficou conhecido como aquele que deu origem a descendência de artistas, escritores e historiadores no nosso país. Na primeira geração de pintores brasileiros,